sexta-feira, 23 de março de 2012

Erradicação da Coca




   Os supermercados bolivianos vendem normalmente folhas de coca, que podem ser mastigadas ou utilizadas na preparação de chás, cujo consumo alivia os efeitos da altitute no corpo ( tonturas, dor de cabeça e falta de ar). É uma ajuda fundamental para habitantes do país que vivem acima dos 3 mil metros de altitude. Outros produtos feitos com a planta são biscoitos, refrigerante, remédios e cosméticos.
  A coca, arbusto cultivado no Peru, na Bolívia e na Colômbia, tem usos ligados às tradições das comunidades índigenas dos Andes. Isso nada tem a ver com o tráfico internacional de drogas, que utiliza a folha como matéria-prima para a produção de cocaína. Para as populações andinas, a coca faz parte da rituais e serve de estimulante e de alimento, numa região em que a altitude e o clima frio dificultam o cultivo de muitas plantas.
  Uma convenção da ONU de 1961 reconheceu os usos tradicionais da coca, mas ao mesmo tempo estabeleceu prazo de 25 anos para que os país produtores e consumidores eleminassem o hábito de mascar as folhas. O governo de Evo Morales defente o combate ao narcotráfico, ao lado de uma campanha internacional para descriminalizar a folha de coca para uso medicinal e tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário